Rosca Gas NPT e BSP

Rosca Gas NPT e BSP

Roscas NPT e BSP qual a  diferença?
Qual sua Tabela de Medidas?
Para que serve?

Rosca NPT é a famosa rosca cônica, muito utilizada em conexões de tubulações de água, gás, etc… Ao rosquear uma conexão com rosca NPT em um furo com rosca, chega um ponto em que o diâmetro da rosca começa a ficar maior do que o furo, portanto trava e veda.

A BSP ao contrário da NPT é paralela podendo ser rosqueada até o seu fim. Rosca soberba é a rosca encontrada em parafusos para madeira ou buchas, possui no seu inicio uma ponta que vai aumentando em diâmetro até atingir sua medida nominal…

About these ads

9 Comentários to “Rosca Gas NPT e BSP”

  1. Rosca NPT serve para pressões até 10,5 kgf/cm²
    A rosca paralela é para líquidos, a cônica para gases em geral – conforme norma ASME B.1.20.1
    Rosca BSP é para pressão de 21 kgf/cm² tanto para gases e líquidos- conicidade 1:16 – – conforme norma ASME B.1.20.1 e PB-14 e ISO R-7

  2. Algo que falta na maior parte dos materiais encontrados sobre desenho mecânico é a forma que roscas devem ser representados. Como por exemplo como representar em uma peça que a rosca é BSP caso a peça esteja toda em mm. BSP 1/4 in, por exemplo? Ou não precisa indicar que está em polegada? O que noto é que todos os materiais sobre parafusos e roscas só mostram as medidas dos mesmos, quando na prática o que se usa é só a indicação dos mesmos.

    • Bom dia Mariana, voce esta cera poucos materias indicam essa tipo de nomeclatura.Mas sim quando tempos uma rosca especial com as NPT e BSP deve ser nomeado junto ao desenho.

  3. Em um Detalhamento de uma peça com um furo roscado em BSPT. Deve se estar cotado o Diâmetro do Furo em uma expressão “Rosca 1/4″BSPT” ou “Rosca Gas 1/4″ e ainda podendo ser representada somente como 1/8″BSPT OU 1/2 NPT. Porque isso? Porque são medidas tabeladas. O que facilita o desenhista com menor numero de informação no desenho. Porem ah desenhista que acham melhor colocar todas as medidas das roscas para facilitar o trabalho da produção. O que nao é errado desde que também esteja nomeado o tipo de rosca a ser utilizado.

  4. ola as roscas npt e bsp sao derivadas das roscas unc ( americana) e whitwort ( inglesa) nessa mesma ordem, elas tem dimensoes em polegadas e perfil triangular que diferem elas pelo angula da crista sendo: unc= 60º e w = 55º . assim a npt tem 60º no angulo do filete e 55º a bsp. agora a rosca npt e bsp tem variaçoes na sua tabela pois podem ter ambas pararelas e conicas; finas e normais. como bspt,bsptf,nptf,bnpt e etc.

  5. Obrigado pelas respostas. Foram muito esclarecedoras.

  6. Tinha várias dúvidas sobre esses tipos de parafusos e consegui ter mais clareza no assunto.Obrigado a todos por partilhar conhecimentos!!!!!!

  7. Favor me orientar , eu estou com tubo inox de diãmetro externo 1/2 polegada, e tenho que fazer um conexão com nipe com diametro de 1/4 npt, eu teno que usar uma redução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: